e procedimentos

• Domingo, 11.30h ------------ São Brás

FERIAIS

• De terça a sexta, às 18.00h ---------- São Brás

(Celebração da Palavra ou Missa)

• No Centro Social Paroquial de São Brás

(Equipamentos de São Paulo e Santo André) haverá              celebração semanal, às Quintas-feiras, às 11.30h.

Actividades Regulares:

• Equipa Paroquial: Encontro mensal.​

• Catequese Paroquial:

• São Brás - Sábados, às 16.30h;

• Almeirim – Domingos, às 11.00h

• Reunião de Catequistas: primeira Quarta-feira de cada mês, às 21.00h.

• Grupo de Jovens: Segundas e quartas Sextas-feiras do mês, às 21.00h.

• Formação de Acólitos: Encontro mensal, no quarto Sábado do mês, às 21.00h.

• Catecumenado/Catequese de adultos: Terças-feiras, às 19.30h.

• Grupo "Cá de Casa": segundas Quintas-feiras do mês, às 21.00h

• Preparação de pais e padrinhos de Baptismo: terceiras Sextas-feiras de cada mês, às 21.00h.

• Grupo Paroquial de Adultos:

• Carmo: Encontro quinzenal, às segundas-feiras, às 16.00h.​​​​​​

• Grupo de Acção Social: Reunião mensal nas segundas Quartas-feiras de cada mês, às 19.00h

• Pastoral da Saúde: Reunião mensal

4. Actividades regulares dos Movimentos presentes na Paróquia:

• Apostolado de Oração:

• Reunião nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às 15.30;

• Adoração ao Santíssimo Sacramento a seguir à reunião, das 17.00 às 18.00h.

• Participação na Eucaristia

• Legião de Maria:

• São Brás: Reunião às quartas-feiras, às 15.30h

• Torregela: Reunião às terças-feiras, às 20.30h.

• Mensagem de Fátima: Reunião nas terceiras terças-feiras de cada mês, às 15.30h.

Casamentos

Casar pela Igreja é entregar o projecto de vida que se quer construír nas mãos de Deus e, ao mesmo tempo, querer fazer da própria união um sinal do amor do Pai.

Que passos dar para celebrar o Sacramento do Matrimónio?

1. Marcar a data do casamento. Deve fazer-se na paróquia onde tencionam celebrar o casamento, pelo menos seis meses antes.

2. Iniciar o Processo religioso, com um mínimo de três meses de antecedência. Trata-se na paróquia de residência da noiva ou na paróquia de residência do noivo quando o casamento se realiza lá.

O processo civil, que visa a obtenção de um documento comprovativo de que ambos se podem casar do ponto de vista do Estado, é tratado pelos noivos numa Conservatória do Registo Civil, mencionando que se trata de um processo de casamento católico (o casamento civil acontece no mesmo acto do casamento católico).

3. Preparação para o casamento

3.1 – Encontro com o Pároco (no horário de Atendimento).

3.2 – Participação no CPM - Curso de Preparação para o Matrimónio (No encontro inicial com o pároco será disponibilizada informação sobre o que é, datas e lugares de realização).

3.3 – Documentos necessários: a) Certificado de Casamento Civil ou Documento para Casamento Religioso passado pela Conservatória do Registo Civil; b) Certidão de baptismo de cada um dos noivos; c) Fotocópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade de duas das testemunhas; d) Outros documentos que só é possível especificar depois de conhecida a situação concreta de cada um dos noivos.

No Sacramento do Baptismo assumimos a nossa condição de filhos de Deus e aderimos aos valores do Evangelho de Jesus Cristo. Ao celebrá-lo, passamos a pertencer ao Povo de Deus.

A Paróquia de São Brás dá as boas vindas a todos os que desejem receber o baptismo.

Aos pais que desejam baptizar os seus filhos, recordamos que devem fazê-lo até aos 5 anos de idade. A proposta geral para quem já tenha superado essa idade, é que entre na catequese, por volta dos 6 anos, e celebre depois todos os sacramentos da Iniciação Cristã ao longo do percurso catequético.

Passos prévios:

• Pedimos aos pais que venham ao Atendimento, para marcação. Se possível, devem trazer já preenchida a Ficha de Inscrição (ver abaixo)

• Os pais (e padrinhos, se os houver), serão convidados a participar no Encontro de Preparação, que se realiza nas terceiras Sextas-feiras do mês, às 21.00h, na Sala de Reuniões paroquial.

Baptismos

Atendimento

Uns minutos de conversa. Um desabafo. Um diálogo mais profundo. Confissões. Marcação de Baptismos e de Casamentos. Dúvidas, propostas, esclarecimentos. Um tempo para si.

De Terça a Sexta-feira, das 18.30h às 20.00h, na Igreja de São Brás.

de São Brás
Évora