Catequese

e Grupos de Formação

Ser cristão é, antes de mais, uma relação pessoal. Uma relação pessoal com Jesus Cristo. 

Por isso, ser cristão, não é uma opção política, um posicionamento ideológico, ou uma adesão teórica, pelo intelecto, a uns princípios, ideias ou valores. Ou melhor, é isso tudo... mas depois.

Antes, é um encontro com Jesus. Uma experiência, uma descoberta de alguém que conversa comigo, que ilumina a minha vida, que me abre o olhar.

A formação cristã, toda ela, pretende proporcionar esta experiência. Porque ninguém ama o que desconhece. Porque ninguém deixa entrar estranhos em casa, ou na vida.

E então começa este caminho. Feito de catequese infantil, em primeiro lugar. Mas isso está muito longe de chegar. 

Todos os grupos e iniciativas de formação cristã, ao longo de toda a vida, perseguem este objectivo: descobrir e conhecer Jesus, compreender o seu Evangelho, trazê-lo à minha história pessoal.

Catequese infanto-juvenil

A catequese paroquial está organizada num itinerário de 10 anos. O primeiro ano coincide com a entrada na escola. Ao longo desses anos, a criança e depois o adolescente vai fazendo um percurso formativo adequado ao seu desenvolvimento. Inclui a celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã: o Baptismo (para quem não o tiver celebrado antes, a Primeira Comunhão e o Crisma.

Organiza-se em dois lugares: em São Brás, todos os sábados, às 16.30h; no Bairro de Almeirim, aos Domingos, às 11.00h, depois da Missa.

Catecumenado

Chama-se Catecumenado ao caminho formativo dos adultos que se preparam para o baptismo. Em rigor, é a preparação daqueles que, não estando ainda baptizados, manifestam vontade de conhecer Jesus e caminham até ele...

Na prática, na nossa paróquia, neste grupo incluem-se também os adultos que, mesmo estando baptizados, sentem falta da iniciação básica à fé e querem fazer a sua Primeira Comunhão e/ou o Crisma.

Todos os anos se organiza um grupo, com encontros semanais, em horário pós-laboral.

Grupo Paroquial de Adultos

A formação cristã contínua, ao longo de toda a vida, é essencial ao aprofundamento da fé.

Levantar questões, partilhar inquietações, esclarecer dúvidas, procurar respostas. Estes são os objectivos deste grupo. Funciona de Outubro a Junho, a ritmo quinzenal, em horário pós-laboral. É um grupo aberto. Pode-se entrar e sair; faltar e começar de novo. Todos são bem-vindos, em qualquer momento.

Segue uma metodologia flexível, com conteúdos variáveis, embora tenha como referência os temas propostos pela Arquidiocese para cada ano pastoral.

Preparação de pais e padrinhos
de crianças que vão ser baptizadas

Quando os pais pedem o baptismo para os seus filhos, propomos-lhe um encontro preparatório, para o qual se convidam também os padrinhos.

Este encontro tem três objectivos. Em primeiro lugar, é uma oportunidade para conhecer melhor e conversar com aqueles que vão assumir compromissos no baptismo da criança.

Em segundo lugar, é ocasião para apresentar o sentido e a importância do Sacramento.

Por último, serve para preparar o que se vai fazer: o rito, os símbolos, as leituras, etc...

Realiza-se todas as terceiras Sextas-feiras do mês, às 21.00h.

Café com fé

Um serão mensal de encontro à volta da fé. Cada mês temos um convidado diferente, um filme, um tema de conversa.

O café é só um pretexto...

Grupo Cá de Casa

A vida de uma comunidade cristã é animada e sustentada pela colaboração de pessoas que aceitam pôr-se ao serviço. 

Chamamos-lhe "ministros" ou "agentes da pastoral": catequistas, leitores, acólitos, cantores, animadores de grupos, voluntários nos diversos serviços que mantêm a paróquia a funcionar. 

Este grupo de homens e mulheres constituem o coração da comunidade e precisam de alimentar e aprofundar a fé. Este grupo é, prioritariamente, para eles. Mas também para todos os paroquianos que queiram participar.

Funciona nas segundas Quintas-feiras do mês, às 21.00h, no Salão Paroquial.

Grupo de Acólitos

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele que na celebração da liturgia segue (ou precede) outras pessoas, para servir e ajudar. Ou seja, os acólitos são os que ajudam nas celebrações litúrgicas, sobretudo na Eucaristia. 

Em São Brás constituem um grupo de rapazes e raparigas que, além de ajudarem nas celebrações, têm encontros regulares de formação e convívio e promovem actividades no contexto do aprofundamento da fé e da comunhão entre eles.

Pode ser-se acólito a partir da Primeira Comunhão e não há limite de idade.

Grupo de Jovens

É um grupo aberto, destinado a jovens com mais de 16 anos que pretendam continuar o seu caminho de fé.

Feito de jovens e por jovens, mantém um ritmo de encontros quinzenais, que tanto podem servir para um debate sobre os mais variados assuntos, como para ver um filme ou para rezar em conjunto.

É, acima de tudo, uma oportunidade de encontro.

Paróquia
de São Brás
Évora
Portugal

paroquiadesaobrasevora@gmail.com

Rua de São Brás, 2

7005-602 ÉVORA