O Centro Social Paroquial de São Brás é a expressão concreta do compromisso social cristão da Paróquia de São Brás.

Organiza-se num conjunto de 11 Respostas Sociais com Acordos de Cooperação com o Instituto de Segurança Social, que prestam serviços de cuidado diário a um universo de 400 pessoas, desde a infância até à velhice.

Funciona em cinco Polos, distribuídos por vários bairros, com a colaboração de mais de 60 funcionários.

Creche
e Jardim
Infantil

No Polo São Paulo, no Bairro da Casinha, funciona uma sala de Jardim Infantil e uma sala de Creche, com Berçário.

No Polo São João de Deus, no Bairro de Almeirim, temos uma sala de Jardim Infantil.

de Tempos Livres

No Polo de São Brás, funciona durante todo o ano, sem interrupção nas férias, um Centro de Actividades de Tempos Livres, com capacidade para 50 crianças, do 1º ao 6º anos de escolaridade.

Centro de
Acolhimento
Temporário

Localizado no Bairro da Horta das Figueiras, o CATE destina-se a acolher pessoas adultas em situação de Sem Abrigo. Com 15 camas, é uma resposta de primeira linha para casos de emergência social, única no Distrito de Évora.

Cantina
Social

A funcionar em dois dos Polos (Casinha e Horta das Figueiras), dá resposta alimentar a famílias carenciadas da cidade de Évora, As refeições são cozinhadas na nossa cozinha e recolhidas directamente pelas pessoas inscritas.

Centro de
Convívio

Destinado a pessoas séniores, com autonomia. Proporciona algumas horas diárias de convívio, com actividades lúdicas, desportivas e culturais programadas e acompanhadas. Funciona no Polo de São Brás.

de apoio
domiciliário

Disponibiliza um conjunto de serviços domiciliários: alimentação, tratamento da roupa, higiene pessoal e habitacional, etc... Permite que as pessoas fiquem nas sua casas e usufruam dos apoios indispensáveis à sua vida diária.

de dia

Para quem já tem dificuldades na sua vida diária e prefere passar o dia nas nossas instalações, em convívio com outras pessoas e com assistência às suas necessidades. Inclui todas as refeições, transporte e, caso o necessite, higiene pessoal e tratamento de roupa. Situa-se no Polo de São Paulo.

Lares

O Centro oferece os serviços de duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI's). O primeiro, com 29 vagas, faz parte do Polo de São Paulo e funciona com Acordo de Cooperação com o Instituto de Segurança Social. O segundo, privado, está localizado no Bairro da Torregela e disponibiliza 12 vagas.

Morada Postal: Rua Estrela Faria, 14, 7005-483 ÉVORA

Telef: 266 741; 961 302 761

Correio Electrónico: cspbras@hotmail.com

Grupo de acção Social paroquial

Além do Centro Social Paroquial, a Paróquia disponibiliza apoio a cerca de 80 famílias em situação de carência, através deste Grupo de Acção Social, constituído inteiramente por voluntários.

Trabalha em parceria com a Cáritas Diocesana de Évora e o Banco Alimentar.

Recolhe, armazena e distribui também os donativos e ofertas informais dos membros da comunidade cristã, sobretudo nas campanhas que vai promovendo ao longo do ano.

de São Brás
Évora